SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Mais aquém do além do princípio de prazer: um retorno aos manuscritosA pandemia e seus efeitos: as consequências psíquicas do excesso de idealização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

ANHAIA, Allysson Alves  e  FONSECA, Eduardo Ribeiro da. Antígona e a violência do significante. Nat. hum. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp. 116-124. ISSN 1517-2430.

O objetivo deste artigo é destacar o caráter violento da ordem do significante da teoria lacaniana de modo que essa violência serve de fundamento para todas as outras que se desdobram no meio social. Dessa maneira, utilizamos a definição de violência apresentada por Slavoj Žižek para que se possa diferenciar a violência enquanto subjetiva, objetiva e do significante. Após isso, nos detemos em abordar a constituição do campo simbólico a partir da fantasia, para explicitar o caráter violento do significante que separa o sujeito da efetividade, permitindo a apreensão do mundo e a vida em sociedade, mas que impossibilita o combate à violência do significante. Por fim, apresentamos o ato de Antígona como uma possibilidade de combate à violência do significante.

Palavras-chave : Violência; Significante; Antígona; Simbólico; Fantasia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License