SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Antígona e a violência do significantePerturbações na percepção em termos de pandemia: o viés da repressão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

SCHLEMM, Julia Joergensen. A pandemia e seus efeitos: as consequências psíquicas do excesso de idealização. Nat. hum. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp. 125-133. ISSN 1517-2430.

A pandemia de corona vírus, com início em março de 2020 no Brasil, impôs aos indivíduos mudanças na realidade material. Com Freud (1900), estabelece-se que essa realidade compartilhada não é percebida por todos do mesmo modo, constituindo, com isso, outra realidade, a saber, a psíquica. Na obra freudiana, a castração aparece como elemento central para se pensar a formação da realidade psíquica em cada um, relação brevemente demonstrada neste trabalho. O objetivo deste artigo foi questionar as diferentes formações psíquicas geradas diante de um mesmo cenário, especificamente a melancolia. A escolha por essa patologia se deu pelo seu quadro depressivo presente atualmente em muitos relatos. Para tanto, relacionou-se a melancolia à castração, indicando o modo como esta é vivida nessa patologia. Na teoria freudiana, a castração é tomada como sinônimo da percepção da diferença da realidade material que acarreta uma perda de um estado de idealização narcísico. Diante dessa constatação, o melancólico se inebria, impossibilitado de renunciar ao estado de idealização. Conclui-se que as mudanças impostas pelo contexto atual podem ser vivenciadas de modo melancólico, enquanto repetição de um excesso de idealização que se recusa renunciar.

Palavras-chave : Pandemia; Melancolia; Realidade psíquica; Castração; Idealização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License