SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2A pandemia e seus efeitos: as consequências psíquicas do excesso de idealizaçãoPulsão de morte e resistência, onde o orgulho se transforma em arrogância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

SILVA, Letícia Campos da  e  FONSECA, Eduardo Ribeiro da. Perturbações na percepção em termos de pandemia: o viés da repressão. Nat. hum. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp. 134-146. ISSN 1517-2430.

Este artigo objetiva investigar, a partir do caminho percorrido pelo conceito de repressão nos textos de Freud de 1891 a 1915, possíveis formas de associar como a "tensão" entre as noções de realidade e percepção influencia a forma como um indivíduo recepciona um conteúdo perceptivo a partir de um estímulo externo (visual ou acústico), e se isso pode sofrer alguma "perturbação" em tempos de pandemia. Por "perturbação" entendemos tanto os casos em que os estímulos externos (mesmo que recepcionados pelos órgãos do sentido) encontram-se impossibilitados de se associar a uma cadeia de representações, quanto os casos em que os estímulos externos se apresentem distorcidos, para que seja suportável ao indivíduo o seu pertencimento a alguma rede de representações.

Palavras-chave : Realidade psíquica; Representação; Perturbação; Pandemia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License