SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Pulsão de morte e resistência, onde o orgulho se transforma em arrogânciaFreud e a destrutividade humana: todos os demônios pelas ruas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

ARMILIATO, Vinícius. O que esperar da sociedade frente a uma pandemia? Freud-Canguilhem. Nat. hum. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp. 154-170. ISSN 1517-2430.

Diante das reações de negação à pandemia de Covid-19, bem como de desrespeito às recomendações sanitárias de isolamento social, procuramos, a partir de Sigmund Freud e de Georges Canguilhem, fornecer operadores conceituais para a circunscrição de tais movimentos, antagônicos à manutenção de uma vida em sociedade. Do primeiro autor, situamos como o fenômeno da regressão desencadeado diante de contingências ambientais revela vicissitudes na formação de uma coletividade engajada com ela mesma. Já do segundo, veremos como a sociedade, diferentemente de um órgão ou um organismo vivo, não possui finalidade intrínseca, gerando com isso infindáveis debates quanto a como deve ser seu ordenamento. Com isso, observamos que os movimentos de boicote às recomendações de autoridades de saúde são condizentes com uma sociedade pouco altruísta (Freud) e que somente sobrevive através de crises no que diz respeito a seus fins (Canguilhem). Ao final, colocamos que a noção de normatividade vital contribui para a proposição de uma vida em sociedade cuja criação e revisão incessante de seus modos de existência pode ser uma ferramenta para evitar, ou postergar, seu colapso.

Palavras-chave : Covid-19; Sigmund Freud (1856-1939); Georges Canguilhem (1904-1995); Normatividade vital; Regressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License