SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2O que esperar da sociedade frente a uma pandemia? Freud-CanguilhemA perspectiva de futuro no contexto da adolescência em acolhimento institucional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

FONSECA, Eduardo R da. Freud e a destrutividade humana: todos os demônios pelas ruas. Nat. hum. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp. 171-188. ISSN 1517-2430.

A pandemia e o isolamento social nos recolocaram velhas questões filosóficas e psicanalíticas ligadas à destrutividade humana e ao significado da cultura no conjunto da natureza. O negacionismo alimentado por informações falsas, especialmente, força-nos a pensar o papel da racionalidade nesse contexto e as razões pela quais as pessoas agem contra si mesmas, apesar de toda informação disponível que recomenda o isolamento como única alternativa à propagação do COVID-19. O objetivo deste artigo é refletir sobre essas questões e o que está no fundo destas, a saber, a irracionalidade inerente à existência e à vida dos impulsos do ponto de vista de Freud.

Palavras-chave : Repetição; Pulsão; Pandemia; Isolamento social; Destrutividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License