SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Freud e a destrutividade humana: todos os demônios pelas ruasO conceito de falso self no campo educacional: sobre as dificuldades de encontrar a "si mesmo" no processo educativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

SILVA, Cláudia Yaísa Gonçalves da  e  MOTTA, Ivonise Fernandes da. A perspectiva de futuro no contexto da adolescência em acolhimento institucional. Nat. hum. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp. 189-203. ISSN 1517-2430.

Este artigo objetiva refletir sobre como a perspectiva de futuro tem incidido nos adolescentes em acolhimento institucional. Realizou-se uma revisão bibliográfica de artigos científicos e livros, utilizando-se os aportes psicanalíticos de D. W. Winnicott para a reflexão teórica. A perspectiva de futuro foi pensada pela noção de esperança, indicando a busca pela reparação de lacunas impostas pelo ambiente provedor. Os conceitos de esperança e regressão são centrais para evidenciar a possibilidade de retomada do amadurecimento saudável. Verificou-se que a esperança e a perspectiva de futuro são fatores protetivos nessa população. Também a manutenção do convívio familiar e comunitário, os vínculos afetivos na instituição e o vislumbre profissional favorecem a crença em um futuro construtivo, podendo ser moderadores dos impactos negativos.

Palavras-chave : Adolescência; Acolhimento Institucional; Psicanálise; Winnicott; Donald Woods.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License