SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2The future perspective in the context of adolescence in institutional shelterTemporality, authentic meaning of existence and the question of fundamental ontology in Heidegger author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Natureza humana

Print version ISSN 1517-2430

Abstract

ALMEIDA, Alexandre Patrício  and  CHECCHIA, Ana Karina Amorim. O conceito de falso self no campo educacional: sobre as dificuldades de encontrar a "si mesmo" no processo educativo. Nat. hum. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp. 204-218. ISSN 1517-2430.

Este artigo parte da interrogação da capacidade da escola oferecer a possibilidade da criança ser ela própria, em sua verdadeira essência (existencial e subjetiva), durante o processo educativo. Para tanto, far-se-á uso do conceito de Winnicott de falso self, a fim de desdobrar o problema proposto. Descreve, primeiramente, a definição de falso self sob a perspectiva winnicottiana. Após isso, para enriquecer o debate, será tomado como ponto de partida, o conto de Rubem Alves (2010) intitulado "Pinóquio às avessas". Por fim, sugere-se uma aproximação da moral da história com a ideia de Winnicott sobre o desenvolvimento saudável da personalidade do ser humano, que tem como princípio, a capacidade de vir a ser, e viver as experiências de modo significativo (e apropriado).

Keywords : infância; falso self; escola; aprendizagem; Winnicott.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License