SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2A perspectiva de futuro no contexto da adolescência em acolhimento institucionalTemporalidade, sentido autêntico da existência e a questão da ontologia fundamental em Heidegger índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

ALMEIDA, Alexandre Patrício  e  CHECCHIA, Ana Karina Amorim. O conceito de falso self no campo educacional: sobre as dificuldades de encontrar a "si mesmo" no processo educativo. Nat. hum. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp. 204-218. ISSN 1517-2430.

Este artigo parte da interrogação da capacidade da escola oferecer a possibilidade da criança ser ela própria, em sua verdadeira essência (existencial e subjetiva), durante o processo educativo. Para tanto, far-se-á uso do conceito de Winnicott de falso self, a fim de desdobrar o problema proposto. Descreve, primeiramente, a definição de falso self sob a perspectiva winnicottiana. Após isso, para enriquecer o debate, será tomado como ponto de partida, o conto de Rubem Alves (2010) intitulado "Pinóquio às avessas". Por fim, sugere-se uma aproximação da moral da história com a ideia de Winnicott sobre o desenvolvimento saudável da personalidade do ser humano, que tem como princípio, a capacidade de vir a ser, e viver as experiências de modo significativo (e apropriado).

Palavras-chave : infância; falso self; escola; aprendizagem; Winnicott.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License