SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2The concept of false self in the educational area: on the difficulties of finding the "self" in the educational process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Natureza humana

Print version ISSN 1517-2430

Abstract

GUEDES, Alexandre. Temporalidade, sentido autêntico da existência e a questão da ontologia fundamental em Heidegger. Nat. hum. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp. 219-236. ISSN 1517-2430.

O presente artigo trata do sentido do Ser, questão central da obra de Martin Heidegger, Ser e Tempo. Compreender o sentido do Ser por ele mesmo, sem que seja por referência a um ente específico é o objetivo de sua Ontologia Fundamental. Para tanto, Heidegger inicia sua investigação pelo sentido do Ser em geral através da busca pelo sentido do Ser do Dasein. Esse método pode levar à compreensão de que o sentido do Ser em geral é "retirado" do sentido do Ser do Dasein, o que impossibilitaria o estabelecimento da Ontologia Fundamental enquanto compreensão do Ser sem relação ao ente. Sendo assim, nosso objetivo é esclarecer que a temporalidade (Zeitlichkeit) é o sentido do Ser do Dasein, que é transcendente a ele, e que ao entendermos autenticamente a nossa existência já estamos lançando mão da temporalidade e não o contrário. Outrossim, veremos que há diferença entre a temporalidade (Zeitlichkeit) e a temporialidade (Temporalität) e que essa diferença será determinante para o entendimento da investigação diretriz da Ontologia Fundamental.

Keywords : Temporalidade; Existência; Ontologia Fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License