SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Desvendando o velho órfão: o falso self como vida malograda índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Natureza humana

versión impresa ISSN 1517-2430

Resumen

FERREIRA, Moisés. A compreensão filosófica da psicanálise de Donald Winnicott na perspectiva de Zeljko Loparic: aspectos fundamentais. Nat. hum. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp. 1-37. ISSN 1517-2430.

O objetivo do presente trabalho é efetuar uma resenha da compreensão filosófica do pensamento psicanalítico de Donald Winnicott proposta por Zeljko Loparic. Tomando como referência alguns dos seus principais estudos dedicados ao problema da fundamentação filosófica da psicanálise winnicottiana, far-se-á uma exposição detalhada da forma como Loparic analisa e interroga a novidade do contributo de Winnicott para a ciência psicanalítica. Com essa finalidade, destacar-se-ão os dois eixos em torno dos quais a abordagem de Loparic se encontra organizada: (1) o argumento segundo o qual Winnicott inaugura um novo paradigma em psicanálise, nos termos da epistemologia de Thomas Kuhn; (2) a ideia de que o pensamento psicanalítico de Winnicott mantém estreitas afinidades com a analítica existencial de Martin Heidegger, podendo, nessa qualidade, servir o projeto da constituição de uma antropologia, de uma patologia e de uma terapia de inspiração daseinsanalítica.

Palabras clave : Donald W. Winnicott; Zeljko Loparic; Thomas Kuhn; Martin Heidegger; Paradigma; Psicanálise.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License