SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1A compreensão filosófica da psicanálise de Donald Winnicott na perspectiva de Zeljko Loparic: aspectos fundamentaisMemória da presença e desenvolvimento emocional em Winnicott índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

OLIVEIRA, André Luiz de  e  ANTUNEZ, Andrés Eduardo Aguirre. Desvendando o velho órfão: o falso self como vida malograda. Nat. hum. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp. 38-54. ISSN 1517-2430.

Este artigo discute as ideias de verdadeiro e falso self de Winnicott no cenário brasileiro. O objetivo é apresentar como se compõe a estruturação desses tipos de selves relacionados a uma poesia chamada Velho Órfão, usada como ilustração para discutir o sentimento de alguém constituído em uma estrutura de falso self em contexto de vulnerabilidade, cujas implicações clínicas dessa questão são discutidas. Conclui-se que o processo de resgate do verdadeiro self é trabalhoso, mas possível, se o terapeuta estiver engajado nesse projeto com seu paciente, disponível a se comunicar com ele em uma dimensão existencial, no entanto haverá sempre o limite desse trabalho clínico em termos de saúde pública no Brasil.

Palavras-chave : Winnicott; verdadeiro self; falso self; Velho Órfão.

        · resumo em Inglês | Inglês | Inglês | Inglês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License