SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Understanding the old orphan: the false self as lacked lifeBeing human qua ways of unconcealment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Natureza humana

Print version ISSN 1517-2430

Abstract

TRINDADE, Jaqueline C. Salles  and  FONSECA-SILVA, Maria da Conceição. Memória da presença e desenvolvimento emocional em Winnicott. Nat. hum. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp. 55-82. ISSN 1517-2430.

O presente artigo busca mostrar como a constituição do si mesmo winnicottiano está ancorada na experiência de sustentação oportunizada por um ambiente suficientemente bom. Ambiente que se inscreve na experiência do bebê como uma memória da presença, assim designada por nós. Essa memória da presença constitui-se nas marcas da presença materna que o bebê já é capaz de sentir e confiar, pelas repetidas experiências em que ele pôde se retirar do mundo "objetivo" tranquilamente, retornando ao seu mundo subjetivo, no descanso e relaxamento propiciados por um ambiente adaptado à sua necessidade de criação do mundo, vivendo a ilusão de onipotência na relação primitiva mãe-bebê. Discutimos ainda como o paciente constituído pela memória da presença poderá apresentar necessidades especificas na clínica, por meio da regressão à dependência.

Keywords : Memória da presença; Winnicott; Regressão; Clínica psicanalítica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License