SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Desvendando o velho órfão: o falso self como vida malogradaSer humano qua modos de des-velamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

TRINDADE, Jaqueline C. Salles  e  FONSECA-SILVA, Maria da Conceição. Memória da presença e desenvolvimento emocional em Winnicott. Nat. hum. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp. 55-82. ISSN 1517-2430.

O presente artigo busca mostrar como a constituição do si mesmo winnicottiano está ancorada na experiência de sustentação oportunizada por um ambiente suficientemente bom. Ambiente que se inscreve na experiência do bebê como uma memória da presença, assim designada por nós. Essa memória da presença constitui-se nas marcas da presença materna que o bebê já é capaz de sentir e confiar, pelas repetidas experiências em que ele pôde se retirar do mundo "objetivo" tranquilamente, retornando ao seu mundo subjetivo, no descanso e relaxamento propiciados por um ambiente adaptado à sua necessidade de criação do mundo, vivendo a ilusão de onipotência na relação primitiva mãe-bebê. Discutimos ainda como o paciente constituído pela memória da presença poderá apresentar necessidades especificas na clínica, por meio da regressão à dependência.

Palavras-chave : Memória da presença; Winnicott; Regressão; Clínica psicanalítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License