SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2English/Portuguese vocabulary of terms in the area of EthologyA behavioral description of captive young Capuchin Monkey (Cebus apella) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Etologia

Print version ISSN 1517-2805On-line version ISSN 2175-3636

Abstract

COSTA, Leny Cristina Milléo. O comportamento interespecífico de defesa do quero-quero, Vanellus chilensis (Molina, 1782) (Charadriiformes, Charadriidae). Rev. etol. [online]. 2002, vol.4, n.2, pp. 95-108. ISSN 1517-2805.

Com o objetivo de analisar seu comportamento numa situação de conflito interespecífico, em resposta a intrusos e predadores, quero-queros Vanellus chilensis foram observados na área urbana de Curitiba, na área rural da Fazenda Experimental da Cargill, em Toledo, e no cativeiro do Passeio Público em Curitiba. Registrou-se o número de intrusos, o número de quero-queros que atacam e perseguem, a freqüência dos padrões motores diante das invasões direcionadas e não direcionadas e das perseguições e tipos de ataques. Estratégias comportamentais como manobras de distração, escape, ataque, ameaças, foram observadas dependendo do período anual. No período não reprodutivo, os quero-queros responderam com posturas de fuga, andando, correndo e voando. No período reprodutivo, as respostas mais freqüentes foram manobras de distração durante a incubação dos ovos e a proteção dos filhotes. As respostas defensivas foram relacionadas à distância e ao modo de aproximação dos intrusos.

Keywords : Comportamento defensivo; Conflitos interespecíficos; Quero-queros; Vanellus chilensis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License