SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Vocabulário inglês/português de termos da área de etologiaUma descrição comportamental de jovens de macaco-prego (Cebus apella) em cativeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805versão On-line ISSN 2175-3636

Resumo

COSTA, Leny Cristina Milléo. O comportamento interespecífico de defesa do quero-quero, Vanellus chilensis (Molina, 1782) (Charadriiformes, Charadriidae). Rev. etol. [online]. 2002, vol.4, n.2, pp. 95-108. ISSN 1517-2805.

Com o objetivo de analisar seu comportamento numa situação de conflito interespecífico, em resposta a intrusos e predadores, quero-queros Vanellus chilensis foram observados na área urbana de Curitiba, na área rural da Fazenda Experimental da Cargill, em Toledo, e no cativeiro do Passeio Público em Curitiba. Registrou-se o número de intrusos, o número de quero-queros que atacam e perseguem, a freqüência dos padrões motores diante das invasões direcionadas e não direcionadas e das perseguições e tipos de ataques. Estratégias comportamentais como manobras de distração, escape, ataque, ameaças, foram observadas dependendo do período anual. No período não reprodutivo, os quero-queros responderam com posturas de fuga, andando, correndo e voando. No período reprodutivo, as respostas mais freqüentes foram manobras de distração durante a incubação dos ovos e a proteção dos filhotes. As respostas defensivas foram relacionadas à distância e ao modo de aproximação dos intrusos.

Palavras-chave : Comportamento defensivo; Conflitos interespecíficos; Quero-queros; Vanellus chilensis.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License