SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2O comportamento interespecífico de defesa do quero-quero, Vanellus chilensis (Molina, 1782) (Charadriiformes, Charadriidae)As origens da constituição cultural da criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805versão On-line ISSN 2175-3636

Resumo

SERBENA, Antonio Luis  e  MONTEIRO-FILHO, Emygdio Leite de Araujo. Uma descrição comportamental de jovens de macaco-prego (Cebus apella) em cativeiro. Rev. etol. [online]. 2002, vol.4, n.2, pp. 109-116. ISSN 1517-2805.

Este estudo traz uma descrição de 21 categorias comportamentais de jovens macacos-prego, observados durante 90 horas, de janeiro a maio de 1996, no Setor zoológico do Parque Municipal do Iguaçu, em duas ilhas cobertas por gramíneas e vegetação de várzea de porte médio. Foram descritos seis categorias de comportamento alimentar, incluindo o uso de ferramentas do tipo martelo-bigorna e de estiletes; nove categorias de brincadeira; cinco categorias de comportamento de contato, incluindo cópulas entre jovens e adultos com possível função social. Foi descrito apenas um comportamento de alerta, exibido em atividades nas quais a maioria do grupo estava envolvida. Supõe-se que os freqüentes comportamentos de brincadeira dos jovens constituam uma preparação para a fase adulta.

Palavras-chave : Desenvolvimento; Brincadeira; Uso de ferramentas; Contato corporal; Macacos-prego; Cebus apella.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License