SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2A behavioral description of captive young Capuchin Monkey (Cebus apella)About the ethogram, 1: From the ethogram as a language to the language of ethograms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Etologia

Print version ISSN 1517-2805On-line version ISSN 2175-3636

Abstract

PINO, Angel. As origens da constituição cultural da criança. Rev. etol. [online]. 2002, vol.4, n.2, pp. 117-127. ISSN 1517-2805.

Este ensaio toma como ponto de partida as proposições de Vigotsky segundo as quais (1) o ser humano é produto de funções naturais e culturais, e (2) as funções superiores emergem inicialmente, na criança, como categorias interpsicológicas e, depois, como categorias intrapsicológicas. O desenvolvimento pode assim ser concebido como um processo pelo qual funções biológicas são convertidas em funções culturais através de mecanismos semióticos complexos. Uma "topologia semiótica" poderia permitir, sem que sejam confundidos, a combinação dos espaços cultural e biológico. De acordo com a hipótese de um momento zero cultural, o desenvolvimento humano tem um começo culturalmente determinado, a ser distinguido do nascimento biológico. Sendo impossível detectá-lo diretamente no início da vida da criança, torna-se necessário procurar indícios deste começo nos dados empíricos. O principal objetivo deste ensaio é procurar, nas primeiras semanas ou meses de vida da criança, os indícios do que pode ser o nascimento cultural do homem.

Keywords : Vygotsky; Cultura; Semiótica; Desenvolvimento da criança.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License