SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Offspring and cooperative nursing in collared peccaries (Tayassu tajacu): an exploratory analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Etologia

Print version ISSN 1517-2805On-line version ISSN 2175-3636

Abstract

HOTZEL, Maria José  and  MACHADO FILHO, Luiz Carlos Pinheiro. Bem-estar animal na agricultura do século XXI. Rev. etol. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp. 3-15. ISSN 1517-2805.

O tema do bem-estar tende atualmente a integrar o debate sobre os problemas éticos da agricultura industrial em relação à qualidade do ambiente e à segurança alimentar. Discutimos neste texto a definição de bem-estar animal de acordo com diversos autores, o modo como pode ser avaliado cientificamente; os principais motivos que levam as pessoas a se preocuparem com o bem-estar de animais de fazenda; os problemas que influenciam o bem-estar animal na criação zootécnica e, finalmente, sugerimos meios para melhorar o bem-estar dos animais zootécnicos. Existem, em nossa opinião, várias soluções para o problema da fome do mundo e do sofrimento de milhões de animais, que não envolvem excluir uma das questões em favor da outra. Sugerimos que parte do esforço de cientistas interessados no tema seja investido no desenvolvimento de tecnologias para sistemas de criação animal sustentáveis uma vez que estes consideram necessariamente os efeitos da agricultura no meio ambiente e no bem-estar das populações humanas e animais.

Keywords : Bem-estar animal; Etologia aplicada; Zootecnia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License