SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Bem-estar animal na agricultura do século XXIComportamento alimentar de boa constrictor, Epicrates cenchria e Corallus hortulanus (Serpentes: Boidae) em cativeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805versão On-line ISSN 2175-3636

Resumo

BIONDO, Cibele  e  BUSSAB, Vera Silvia Raad. Offspring and cooperative nursing in collared peccaries (Tayassu tajacu): an exploratory analysis. Rev. etol. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp. 17-24. ISSN 1517-2805.

Sendo a amamentação uma atividade custosa, esperar-se-ia que as fêmeas de mamíferos apenas cedessem seu leite aos próprios filhotes. O comportamento de amamentar filhotes alheios foi, contudo, observado em muitas espécies de mamíferos. Neste estudo, investigou-se a amamentação em catetos com especial atenção aos padrões de amamentação cooperativa em contraste com os de amamentação da própria prole. Foram observados quatro fêmeas e seis filhotes de um grupo de 26 catetos mantidos em cativeiro, utilizando os métodos de animal focal e varredura instantânea. Todas as fêmeas amamentaram filhotes alheios, porém a freqüência de amamentação cooperativa foi menor do que a esperada para catetos. A amamentação cooperativa e a dos próprios filhotes foram caracterizadas em termos da aceitação da fêmea, do número de filhotes mamando, da posição dos filhotes, e do modo de finalização das mamadas. A maioria dessas características foi semelhante nos dois tipos de amamentação.

Palavras-chave : Cooperative nursing; Maternal behavior; Collared peccaries; Tayassu tajacu.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License