SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Offspring and cooperative nursing in collared peccaries (Tayassu tajacu): an exploratory analysisFemale social dominance does not establish mating priority in Nile tilapia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Etologia

Print version ISSN 1517-2805On-line version ISSN 2175-3636

Abstract

SCARTOZZONI, Rodrigo Roveri  and  MOLINA, Flavio de Barros. Comportamento alimentar de boa constrictor, Epicrates cenchria e Corallus hortulanus (Serpentes: Boidae) em cativeiro. Rev. etol. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp. 25-31. ISSN 1517-2805.

Descreve-se aqui o comportamento alimentar de Boa constrictor, Epicrates cenchria e Corallus hortulanus, comparando-o com registros discordantes existentes na literatura. O comportamento, descrito a partir dos métodos "todas as ocorrências" e "amostragem de seqüências", foi subdividido em quatro fases: (i) localização, aproximação e bote; (ii) constrição; (iii) inspeção; e (iv) ingestão. Na primeira fase, o dardejar de língua era evidente e os botes desferidos preferencialmente na cabeça dos camundongos. Durante a constrição, não se evidenciou, nas três espécies estudadas, existência de lado dominante do corpo em contato com a presa. Todas as serpentes apresentaram padrão ventral de constrição, sendo um o número de espiras utilizado por B. constrictor e E. cenchria e dois por C. hortulanus. Na fase de inspeção, a serpente tocava a presa com o focinho e dardejava a língua. A ingestão geralmente se iniciou pela cabeça da presa.

Keywords : Comportamento alimentar; Serpentes; Boidae.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License