SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Feeding behavior of Boa constrictor, Epicrates cenchria and Corallus hortulanus (Serpentes: Boidae) in captivity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Etologia

Print version ISSN 1517-2805On-line version ISSN 2175-3636

Abstract

GONCALVES-DE-FREITAS, Eliane  and  FERREIRA, Aline Chimello. A dominância social da fêmea não promove prioridade de acasalamento em fêmeas de tilápia-do-Nilo. Rev. etol. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp. 33-37. ISSN 1517-2805.

A dominância e o tamanho da fêmea são características importantes para a escolha do parceiro sexual em peixes. Como as fêmeas dominantes também são as maiores em várias espécies, procuramos verificar se a dominância em si promove a prioridade de acasalamento em fêmeas de tilápia-do-Nilo. 13 grupos de 3 fêmeas adultas de tamanhos similares foram mantidas em aquários de 140 l para o estabelecimento da hierárquia entre cada 3 indivíduos. No quarto dia, um macho adulto foi introduzido no grupo e mantido lá por 12 dias para reprodução. Ocorreu desova em 8 réplicas, sendo que a fêmea alfa somente foi a primeira a acasalar em 4 destes casos. É possível que os machos de tilápia do Nilo escolham as fêmeas usando o tamanho como critério, como em outros ciclídeos, e não pela posição social. Uma vez que os confrontos envolvem um elevado gasto energético para a tilápia-do-Nilo, o motivo pelo qual as fêmeas investem nesse comportamento ainda é uma questão a ser resolvida.

Keywords : Comportamento reprodutivo; Escolha do parceiro; Tilápia-do-nilo; Oreochromis niloticus.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License