SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Ocupação do espaço por crianças em crechesSocial play and spatial tolerance in tufted capuchin monkeys (Cebus apella) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Etologia

Print version ISSN 1517-2805On-line version ISSN 2175-3636

Abstract

MARTINEZ, Raquel  and  MORATO, Silvio. Tigmotatismo e exploração em ratos adultos e filhotes. Rev. etol. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp. 49-54. ISSN 1517-2805.

Ratos expostos a ambientes não familiares tendem a explorar o local e os objetos nele presentes. O comportamento exploratório parece ser limitado pelo tigmotatismo, a tendência a permanecer perto de superfícies verticais que provavelmente tem por função proteger os ratos de predadores. Nossos estudos mostram que quanto mais circunscrito um local, maior a atração que ele exerce sobre os animais. Mostram também que os ratos, quer estejam sozinhos, quer em grupo, sempre exibem tigmotatismo. O comportamento exploratório exibido em ambientes não familiares surge por volta do 21º dia de vida, três ou quatro dias depois da abertura dos olhos, mas mesmo nessa pouca idade os filhotes respondem com tigmotatismo. O tigmotatismo, que aparece cedo na vida dos ratos, pode constituir um importante mecanismo de defesa.

Keywords : Comportamento exploratório; Ansiedade; Tigmotatismo; Campo aberto; Ratos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License