SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Use of space by children in day care centersBrincadeira social e tolerância espacial em macacos-prego (Cebus apella) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805versão On-line ISSN 2175-3636

Resumo

MARTINEZ, Raquel  e  MORATO, Silvio. Tigmotatismo e exploração em ratos adultos e filhotes. Rev. etol. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp. 49-54. ISSN 1517-2805.

Ratos expostos a ambientes não familiares tendem a explorar o local e os objetos nele presentes. O comportamento exploratório parece ser limitado pelo tigmotatismo, a tendência a permanecer perto de superfícies verticais que provavelmente tem por função proteger os ratos de predadores. Nossos estudos mostram que quanto mais circunscrito um local, maior a atração que ele exerce sobre os animais. Mostram também que os ratos, quer estejam sozinhos, quer em grupo, sempre exibem tigmotatismo. O comportamento exploratório exibido em ambientes não familiares surge por volta do 21º dia de vida, três ou quatro dias depois da abertura dos olhos, mas mesmo nessa pouca idade os filhotes respondem com tigmotatismo. O tigmotatismo, que aparece cedo na vida dos ratos, pode constituir um importante mecanismo de defesa.

Palavras-chave : Comportamento exploratório; Ansiedade; Tigmotatismo; Campo aberto; Ratos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License