SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Thigmotaxis and exploration in adult and pup ratsTerritoriality and social construction of space in children's play author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Etologia

Print version ISSN 1517-2805On-line version ISSN 2175-3636

Abstract

RESENDE, Briseida Dôgo de; IZAR, Patrícia  and  OTTONI, Eduardo B.. Brincadeira social e tolerância espacial em macacos-prego (Cebus apella). Rev. etol. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp. 55-61. ISSN 1517-2805.

Este trabalho tem como objetivo investigar relações entre a brincadeira social, a proximidade e os eventos em que um macaco observa outro desempenhando atividades manipulativas, para analisar a dinâmica envolvendo tolerância e observação, fatores necessários para uma eventual aprendizagem social do uso de ferramentas. O grupo estudado vive em semiliberdade no Parque Ecológico do Tietê, SP, Brasil, e seus indivíduos utilizam pedras para acessar o conteúdo de frutos encapsulados. Não encontramos correlação entre as díades de observação e as díades de brincadeira, porque os adultos, que têm participação restrita na brincadeira, foram os principais alvos de observação co-específica em eventos manipulativos, sendo observados principalmente pelos jovens. Encontramos uma correlação entre as díades de observação e as díades de proximidade, indicando que tolerância social propicia a observação, mas o valor desta correlação foi baixo, sugerindo que os macacos, além de observarem aqueles com quem andavam juntos, também procuraram ativamente a quem observar.

Keywords : Brincadeira; Aprendizagem social; Primatas; Cebus apella.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License