SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Social play and spatial tolerance in tufted capuchin monkeys (Cebus apella) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Etologia

Print version ISSN 1517-2805On-line version ISSN 2175-3636

Abstract

CARVALHO, Ana Maria Almeida  and  PEDROS, Maria Isabel. Territorialidade e construção social do espaço na brincadeira de crianças. Rev. etol. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp. 63-69. ISSN 1517-2805.

A construção social do espaço e o fenômeno da territorialidade são ilustrados aqui com episódios de brincadeira entre crianças de 2-6 anos em atividade livre, selecionados a partir de registros videogravados em um centro de recreação. O critério de seleção privilegiou seqüências interacionais em que uma criança ou subgrupos de crianças delimitavam, disputavam/ defendiam áreas espaciais ou tentavam ter acesso a elas, em várias modalidades de brincadeiras. A análise desvenda as capacidades precoces da criança em termos de uso social do espaço e de construção e administração de suas relações sociais. Discute-se o uso de territorialidade e outros termos para designar o controle temporário de espaços, em contraste com o sentido biológico estrito e com o sentido geopolítico de território; sugerem-se distinções funcionais entre esses vários casos em que o conceito de território é utilizado, e propõe-se que, no caso em pauta, o comportamento territorial tem função comunicativa, concretiza relações de pertencimento a subgrupos e é parte do processo de construção da identidade.

Keywords : Interação criança-criança; Territorialidade; Identidade.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License