SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Brincadeira social e tolerância espacial em macacos-prego (Cebus apella) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805versão On-line ISSN 2175-3636

Resumo

CARVALHO, Ana Maria Almeida  e  PEDROS, Maria Isabel. Territorialidade e construção social do espaço na brincadeira de crianças. Rev. etol. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp. 63-69. ISSN 1517-2805.

A construção social do espaço e o fenômeno da territorialidade são ilustrados aqui com episódios de brincadeira entre crianças de 2-6 anos em atividade livre, selecionados a partir de registros videogravados em um centro de recreação. O critério de seleção privilegiou seqüências interacionais em que uma criança ou subgrupos de crianças delimitavam, disputavam/ defendiam áreas espaciais ou tentavam ter acesso a elas, em várias modalidades de brincadeiras. A análise desvenda as capacidades precoces da criança em termos de uso social do espaço e de construção e administração de suas relações sociais. Discute-se o uso de territorialidade e outros termos para designar o controle temporário de espaços, em contraste com o sentido biológico estrito e com o sentido geopolítico de território; sugerem-se distinções funcionais entre esses vários casos em que o conceito de território é utilizado, e propõe-se que, no caso em pauta, o comportamento territorial tem função comunicativa, concretiza relações de pertencimento a subgrupos e é parte do processo de construção da identidade.

Palavras-chave : Interação criança-criança; Territorialidade; Identidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License