SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Pescando a presa: a evolução de uma nova tática predatória em aranhas (Araneae, Pholcidae)Os parentes de nossos parentes: um ensaio sobre a sociedade e as culturas dos chimpanzés sob uma perspectiva antropológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805versão On-line ISSN 2175-3636

Resumo

PINTO, Nozor Paulo Outeiro et al. Coexistência interespecífica em Mischocyttarus Saussure (Hymenoptera: Vespidae, Mischocyttarini) durante a fase inicial de desenvolvimento de um ninho. Rev. etol. [online]. 2004, vol.6, n.2, pp. 95-100. ISSN 1517-2805.

Um ninho no qual duas espécies distintas de Mischocyttarus coexistiram por 138 dias foi observado durante dez meses no Biotério do Instituto de Biociências da UNESP, Rio Claro, Brasil. As espécies foram identificadas como Mischocyttarus (Haplometrobius) cerberus styx Richards, 1940 e Mischocyttarus (Phi Saussure 1854 = Monocyttarus Richards, 1978) cassununga R. von Ihering, 1903. Ninhos de ambas as espécies são comumente encontrados o ano todo no local, às vezes muito próximos uns dos outros. As principais ocorrências comportamentais observadas no ninho foram: coexistência inicial entre duas fêmeas de cada espécie, trofalaxis, emergência de uma segunda fêmea de M. cassununga que cohabitou o ninho por curto espaço de tempo, gradativo aumento de dominância da fêmea de M. cerberus styx, canibalismo, abandono do ninho pela fêmea de M. cassununga originalmente encontrada, desenvolvimento de apenas a prole de M. cerberus styx e declínio do ninho.

Palavras-chave : Coexistência interespecífica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License