SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Interespecific coexistence in Mischocyttarus Saussure (Hymenoptera: Vespidae, Mischocyttarini) during the initial stage of the development of a nestEvolutionary psychopathology: basic considerations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Etologia

Print version ISSN 1517-2805On-line version ISSN 2175-3636

Abstract

RAPCHAN, Eliane Sebeika. Os parentes de nossos parentes: um ensaio sobre a sociedade e as culturas dos chimpanzés sob uma perspectiva antropológica. Rev. etol. [online]. 2004, vol.6, n.2, pp. 101-117. ISSN 1517-2805.

Análises comparativas do comportamento em populações de chimpanzés revelaram a existência de variabilidade assim como de homogeneidade, entre os grupos levando pesquisadores a afirmar que existem "culturas de chimpanzés". Os resultados dessas análises podem produzir um forte impacto sobre as idéias correntes acerca das relações entre natureza e cultura. O presente texto apresenta uma discussão a respeito da noção de "culturas de chimpanzés" à luz da antropologia sociocultural, apontando possibilidades e limites. A perspectiva antropológica pode estimular a reflexão sobre a relevância do método sobre o dado, a idéia de totalidade, a construção da alteridade, a questão do significado nas pesquisas sobre comportamento de chimpanzés ou a importância da organização social nas concepções de cultura.

Keywords : Comportamento Social; Cultura; Antropologia; Chimpanzés.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License