SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Coexistência interespecífica em Mischocyttarus Saussure (Hymenoptera: Vespidae, Mischocyttarini) durante a fase inicial de desenvolvimento de um ninhoConsiderações básicas a respeito da psicopatologia evolucionista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805versão On-line ISSN 2175-3636

Resumo

RAPCHAN, Eliane Sebeika. Os parentes de nossos parentes: um ensaio sobre a sociedade e as culturas dos chimpanzés sob uma perspectiva antropológica. Rev. etol. [online]. 2004, vol.6, n.2, pp. 101-117. ISSN 1517-2805.

Análises comparativas do comportamento em populações de chimpanzés revelaram a existência de variabilidade assim como de homogeneidade, entre os grupos levando pesquisadores a afirmar que existem "culturas de chimpanzés". Os resultados dessas análises podem produzir um forte impacto sobre as idéias correntes acerca das relações entre natureza e cultura. O presente texto apresenta uma discussão a respeito da noção de "culturas de chimpanzés" à luz da antropologia sociocultural, apontando possibilidades e limites. A perspectiva antropológica pode estimular a reflexão sobre a relevância do método sobre o dado, a idéia de totalidade, a construção da alteridade, a questão do significado nas pesquisas sobre comportamento de chimpanzés ou a importância da organização social nas concepções de cultura.

Palavras-chave : Comportamento Social; Cultura; Antropologia; Chimpanzés.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License