SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Relatives of our relatives: an essay about the society and the cultures of chimpanzees from an anthropological perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Etologia

Print version ISSN 1517-2805On-line version ISSN 2175-3636

Abstract

LUZ, Fabíola; BRUNE, Martin  and  BUSSAB, Vera Silvia Raad. Considerações básicas a respeito da psicopatologia evolucionista. Rev. etol. [online]. 2004, vol.6, n.2, pp. 119-129. ISSN 1517-2805.

O artigo examina a idéia geral de patologia sob o ponto de vista da biologia evolucionista. Focaliza os instrumentos analíticos conceituais da psicologia evolucionista a partir das idéias de causa próxima e causa última, com vistas a uma nova compreensão dos distúrbios psiquiátricos, em particular dos apresentados por adictos. Indica como o exame da função adaptativa dos sintomas conduz à identificação do sistema funcional subjacente e orienta a investigação. O exercício de um percurso analítico de mão-dupla, das causas últimas para as próximas e vice-versa, é aplicado à compreensão de distúrbios como autismo e esquizofrenia, que têm a ver com o "cérebro social" e a "teoria da mente"; e à análise das características de 19 casos de pacientes adictos portadores de jogo patológico, compra compulsiva, sexo compulsivo e dependência de drogas.

Keywords : Psicopatologia evolucionista; Distúrbios psiquiátricos; Adictos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License