SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Environmental enrichment proposals for a captive baboon Papio papio author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Etologia

Print version ISSN 1517-2805On-line version ISSN 2175-3636

Abstract

SIMOES, Diana Gonçalves; MACEDO, Regina Helena Ferraz  and  ENGEL, Márcia H.. Turismo de observação de cetáceos como ferramenta no estudo do comportamento de baleias Jubarte (Megaptera novaeangliae). Rev. etol. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp. 3-14. ISSN 1517-2805.

O comportamento das baleias jubarte foi observado para detectar diferenças nas probabilidades de ocorrência de determinadas categorias comportamentais observadas a partir de cruzeiros de pesquisa e de turismo. Foram analisados dados de 256 grupos observados durante os cruzeiros de pesquisa e 122 grupos em cruzeiros de turismo, nas temporadas de 2001 a 2003, no litoral norte da Bahia. A análise de rede bayesiana forneceu maiores probabilidades de ocorrência para as categorias do tipo deslocamento, socialização e agressivo, enquanto a análise comparativa não forneceu diferenças expressivas entre as duas categorias de cruzeiro. De acordo com as probabilidades de ocorrência da conduta repouso para grupos com filhote e devido a uma possível interrupção do ato de amamentação causada pelas embarcações, sugere-se uma distância mais conservativa e um menor tempo de permanência com esses grupos.

Keywords : Métodos de observação; Cetáceos; Baleias jubarte; Megaptera novaeangliae.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License