SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Propuestas de enriquecimiento ambiental para un ejemplar de Babuino Papio papio en Cautiverio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805versão On-line ISSN 2175-3636

Resumo

SIMOES, Diana Gonçalves; MACEDO, Regina Helena Ferraz  e  ENGEL, Márcia H.. Turismo de observação de cetáceos como ferramenta no estudo do comportamento de baleias Jubarte (Megaptera novaeangliae). Rev. etol. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp. 3-14. ISSN 1517-2805.

O comportamento das baleias jubarte foi observado para detectar diferenças nas probabilidades de ocorrência de determinadas categorias comportamentais observadas a partir de cruzeiros de pesquisa e de turismo. Foram analisados dados de 256 grupos observados durante os cruzeiros de pesquisa e 122 grupos em cruzeiros de turismo, nas temporadas de 2001 a 2003, no litoral norte da Bahia. A análise de rede bayesiana forneceu maiores probabilidades de ocorrência para as categorias do tipo deslocamento, socialização e agressivo, enquanto a análise comparativa não forneceu diferenças expressivas entre as duas categorias de cruzeiro. De acordo com as probabilidades de ocorrência da conduta repouso para grupos com filhote e devido a uma possível interrupção do ato de amamentação causada pelas embarcações, sugere-se uma distância mais conservativa e um menor tempo de permanência com esses grupos.

Palavras-chave : Métodos de observação; Cetáceos; Baleias jubarte; Megaptera novaeangliae.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License