SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Environmental enrichment proposals for a captive baboon Papio papioAlimentary behavior of birds (Pitangus sulphuratus, Coereba flaveola e Thraupis sayaca) in palm trees of an urban area author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Etologia

Print version ISSN 1517-2805On-line version ISSN 2175-3636

Abstract

GARCIA, Agnaldo. As bases biológicas do relacionamento interpessoal: a contribuição da Etologia clássica. Rev. etol. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp. 25-38. ISSN 1517-2805.

A Etologia Clássica, presente nas obras de Konrad Lorenz, John Bowlby e Robert Hinde, pode representar uma importante contribuição teórica para a pesquisa do relacionamento interpessoal. Lorenz discutiu processos grupais e relações interpessoais e enfatizou que as relações pessoais e a formação de vínculo estão intimamente relacionadas à agressão. Bowlby procurou integrar conceitos e métodos da Psicanálise e da Etologia Clássica. Hinde procurou integrar o conhecimento sobre relações humanas com base em alguns dos princípios da Etologia Clássica. A Etologia Clássica, ao lado de desenvolvimentos recentes na Biologia Comportamental, pode fornecer uma ampla base biológica para a pesquisa do relacionamento, contudo, as atitudes etologicamente orientadas referentes à teoria de sistemas, descrição, classificação, teorização e integração de conhecimento são provavelmente a contribuição mais importante da Etologia Clássica para essa área de pesquisa.

Keywords : Interação; Lorenz, Konrad; Bowlby, John; Hinde, Robert; Etologia clássica; Etologia humana.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License