SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2A preferência do peixe dourado (Carassius auratus) por lugares escurosPadrão de atividade de onças pintadas (Panthera onca Linnaeus, 1758) mantidas em cativeiro: manejo e comportamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805versão On-line ISSN 2175-3636

Resumo

PINTO, Nozor Paulo Outeiro. Estudo de caso: a reutilização de células de ninho abandonado de Polistes (Aphanilopterus) simillimus Zikán, 1951 (Hymenoptera: Vespidae, Polistinae) por Tetrapedia (Tetrapedia) diversipes Klug, 1810 (Hymenoptera: Apidae, Apinae). Rev. etol. [online]. 2005, vol.7, n.2, pp. 67-74. ISSN 1517-2805.

Espécies de abelhas e vespas solitárias podem reutilizar as cavidades de ninhos antigos de Hymenoptera, assim como células construídas de fibras vegetais ou barro em ninhos abandonados, adaptando-os à geração de sua descendência. Este é um método simples e eficiente de nidificação porque implica em menor esforço, economia de tempo e menor risco de predação à fêmea reutilizadora. A vespa social Polistes simillimus constrói ninhos de fibras vegetais que são fixados a um substrato por um pedicelo ficando os favos expostos. Ninhos da abelha solitária Tetrapedia diversipes tem sido encontrados em cavidades em madeira, nas cavidades dos ninhos armadilhas e podem estar associados às células de ninhos antigos de outros himenópteros. Foi encontrado em ninho abandonado de P. simillimus células reutilizadas por T. (T.) diversipes para nidificação. Esta observação ainda não havia sido relatada.

Palavras-chave : Nidificação; Vespas; Abelhas; Polistes simillimus; Tetrapedia (Tetrapedia) diversipes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License