SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Case study: the re-utilization of abandoned nest cells of Polistes (Aphanilopterus) simillimus Zikán, 1951 (Hymenoptera: Vespidae, Polistinae) by Tetrapedia (Tetrapedia) diversipes Klug, 1810 (Hymenoptera: Apidae, Apinae)Learning and efficiency of predation: a teaching approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Etologia

Print version ISSN 1517-2805On-line version ISSN 2175-3636

Abstract

MORATO, Ronaldo Gonçalvez  and  GENARO, Gelson. Padrão de atividade de onças pintadas (Panthera onca Linnaeus, 1758) mantidas em cativeiro: manejo e comportamento. Rev. etol. [online]. 2005, vol.7, n.2, pp. 75-77. ISSN 1517-2805.

O estudo do comportamento e do bem estar de onças pintadas (Panthera onca) mantidas em cativeiro é vital para o seu manejo e reprodução. Avaliamos as condições dos recintos e o manejo de 9 animais em 5 zoológicos (SP), correlacionando-os com as observações obtidas pelo etograma que foi estabelecido visando avaliar a duração dos comportamentos destes animais. Os resultados corroboram a visão de que os tratadores dos zoológicos apresentaram uma percepção consonante com nossos achados. No entanto, as diferenças comportamentais observadas entre zoológicos, com distintos regimes de manejo, indicam que estudos futuros serão necessários. Este estudo propõe-se a contribuir para o desenvolvimento de um modelo para aplicação das técnicas de quantificação comportamental na avaliação dos diferentes efeito das condições de manutenção sobre o padrão de atividade das espécies de felídeos mantidas em cativeiro.

Keywords : Animal em cativeiro; Manejo; Onça pintada; Panthera onça.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License