SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Padrão de atividade de onças pintadas (Panthera onca Linnaeus, 1758) mantidas em cativeiro: manejo e comportamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805versão On-line ISSN 2175-3636

Resumo

DINIZ, Ivone Rezende  e  MORAIS, Helena Castanheira de. Aprendizagem e eficiência da predação: uma abordagem didática. Rev. etol. [online]. 2005, vol.7, n.2, pp. 79-82. ISSN 1517-2805.

O efeito da experiência do predador na eficiência de predação foi examinado utilizando estudantes e docentes do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília. As presas foram larvas de Lepidoptera, folívoras externas, expostas ou em abrigos nas plantas do cerrado de Brasília. Foram usados três conjuntos de predadores: 1. Inexperientes - calouros; 2. Experiência variada - estudantes do 3º ao último semestre do curso; 3. Experientes - docentes e estudantes com experiência nos projetos com lagartas no campo. A primeira vistoria das plantas marcadas foi feita pelos predadores 1 ou 2 que coletaram todas as larvas encontradas. Logo em seguida as mesmas plantas foram examinadas pelos predadores experientes (grupo 3). Os testes foram feitos em 1998, 2000 e 2003 e, em todos eles, os predadores experientes foram mais eficientes na detecção de presas, encontrando sempre um número maior de larvas (27 a 85%) e de plantas com larvas (18 a 76%).

Palavras-chave : Eficiência da predação; Ensino; Lagartas; Lepidoptera.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License