SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Comparações entre os comportamentos de forrageio nas diferentes faixas etárias do boto-cinza (Sotalia guianensis) (Cetacea; delphinidae) na Baia dos Golfinhos, Praia de Pipa - RN - Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805versão On-line ISSN 2175-3636

Resumo

PEDROSA, Maria Isabel  e  CARVALHO, Ana Maria Almeida. Construção da comunicação durante a brincadeira em crianças pequenas. Rev. etol. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp. 1-11. ISSN 1517-2805.

Esse artigo relata uma análise qualitativa de episódios de brincadeiras entre crianças de 6 a 36 meses, videogravados durante atividades livres, em duas creches, no Brasil. A análise objetiva traçar o processo de construção de significados nesse campo interacional e, mais especificamente, a diferenciação de códigos comunicativos no curso desse processo. Códigos comunicativos vão desde expressões faciais, gestos e outros movimentos do corpo até formas primitivas de expressões verbais. Em cada caso, indica-se a reconstrução de significados no campo interacional. Sugere-se que a interação de crianças e a brincadeira desempenham um papel na construção de convenções comunicativas, como parte de uma microcultura de pares, e no desenvolvimento da comunicação da criança na fase inicial de sua vida.

Palavras-chave : Comunicação; Brincadeira; Interação criança-criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License