SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Construção da comunicação durante a brincadeira em crianças pequenasCephalopods and fish attracted by night lights in coastal shallow-waters, off southern Brazil, with the description of squid and fish behavior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805versão On-line ISSN 2175-3636

Resumo

MONTEIRO, Milena Santos; SOUTO, Antonio  e  NASCIMENTO, Lídio França do. Comparações entre os comportamentos de forrageio nas diferentes faixas etárias do boto-cinza (Sotalia guianensis) (Cetacea; delphinidae) na Baia dos Golfinhos, Praia de Pipa - RN - Brasil. Rev. etol. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp. 13-25. ISSN 1517-2805.

O termo “forrageio” refere-se ao conjunto de comportamentos realizados pelos golfinhos para obtenção de suas presas.O trabalho objetivou descrever e comparar os padrões de comportamento de forrageio realizados por diferentes faixas etárias do boto cinza (Sotalia guianensis). As observações foram feitas de um Mirante no Santuário Ecológico de Pipa, RN. O método amostral utilizado foi ad libitum (Altmann, 1974). A faixa etária consistiu nas categorias adulto, juvenil e infante. A baía foi dividida em nove áreas e o período em manhã e tarde. Foram descritos vinte e um comportamentos de forrageio, compreendendo perseguições, botes com e sem salto, estratégias em grupo e arremessos de presa. Não houve diferenças significativas entre estratégias com e sem saltos realizadas por adultos e por juvenis. Golfinhos adultos apresentaram atividade de pesca mais intensa e obtiveram mais sucessos em suas investidas na captura de presas do que juvenis, enquanto filhotes não participaram ativamente da pesca.

Palavras-chave : Alimentação; Estratégias de Forrageio; Captura de presas; Faixa etária; Sotalia guianensis.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License