SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Cephalopods and fish attracted by night lights in coastal shallow-waters, off southern Brazil, with the description of squid and fish behaviorComportamento a rufiação de éguas mestiças submetidas a diferentes protocolos de sincronização de cio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805versão On-line ISSN 2175-3636

Resumo

VENTURIERI, Bianca  e  LE PENDU, Yvonnick. Padrões de atividades de caititus (Tayassu tajacu) em cativeiro. Rev. etol. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp. 35-43. ISSN 1517-2805.

No ambiente natural, em regiões tropicais, o caititu (Tayassu tajacu) tem uma atividade predominantemente diurna. Em cativeiro, seu padrão de atividade pode ser diferente devido às condições de manejo: os animais condicionam geralmente suas atividades de acordo com os horários de manejo e influências externas como: horário de fornecimento da alimentação; limpeza dos recintos; contenção e manipulação. No presente trabalho, descrevemos as principais atividades que o caititu mantém em cativeiro. Os dados foram coletados em dois tipos de recinto: cinco baias experimentais de 3x12m e um piquete de 18x25m. Os métodos de observação utilizados foram o de animal focal com sessões de 10 minutos e intervalos de 5 minutos (n=302) e o de amostragem de varredura para as observações noturnas com o registro de 638 comportamentos noturnos. Os períodos de maior atividade foram de 6:30 às 10:30 e de 14:30 às 16:30 horas. O período principal de descanso foi de 20:30 às 4:30. Os comportamentos predominantes durante o período diurno foram os de observação e de caminhar, ocorrendo em todas as faixas horárias. O comportamento de alimentação ocorreu principalmente na faixa horária de 8:30 às 10:30 logo depois do fornecimento do alimento. A distribuição da duração dos comportamentos por faixa horária diferiu entre machos e fêmeas. As interações sociais e as investigações olfatórias foram mais freqüentes em filhotes do que em jovens e adultos, ocorrendo também mais nas baias do que no piquete. Houve diferenças nas freqüências relativas dos tipos de interações em relação ao sexo, idade e local. O presente trabalho poderá fornecer informações úteis aos produtores para melhorar os sistemas de criação do caititu, contribuindo, assim, indiretamente, para a conservação do animal no ambiente natural.

Palavras-chave : Padrões de atividades; Caititu; Tayassu tajacu; Criação intensiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License