SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Comportamento a rufiação de éguas mestiças submetidas a diferentes protocolos de sincronização de cioDados comportamentais na era da genômica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805versão On-line ISSN 2175-3636

Resumo

GALHARDO, Leonor  e  OLIVEIRA, Rui. Bem-estar animal: um conceito legítimo para peixes?. Rev. etol. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp. 51-61. ISSN 1517-2805.

Os peixes constituem um valioso recurso para os humanos. O seu bem-estar tem sido alvo de consideração crescente, fazendo parte da legislação Europeia de protecção, apesar das lacunas de informação existentes. O conceito de bem-estar animal tem vindo a ser aplicado a peixes, com alguma controvérsia ligada à sua capacidade de sofrimento. A formação de representações mentais declarativas é um pré-requisito para a existência de senciência e tem vindo a ser descrita em peixes em contextos de interacção social, memória espacial e aprendizagem. Tal como na fisiologia do stress, estudos recentes acerca da percepção de dor e medo em peixes têm mostrado que eles possuem características neuroanatómicas, fisiológicas e comportamentais semelhantes à dos tetrápodes. O efeito psicológico do stress em peixes tem também sido alvo de estudos recentes. A complexidade cognitiva dos peixes tem implicações relevantes para o seu estatuto moral e recomendações relacionadas com a manutenção em cativeiro.

Palavras-chave : Bem-estar; Sofrimento; Memória; Aprendizagem; Representações mentais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License