SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Simbiose de limpeza de Thalassoma Noronhanum (Boulenger, 1890) (Labridae) na reserva biológica do Atol das Rocas, Rio Grande do Norte, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805versão On-line ISSN 2175-3636

Resumo

HENRIQUES, Alda Loureiro  e  FOURCASSIE, Vincent. Interações entre as modalidades visual e olfativa na orientação espacial de operárias da espécie formica rufa (Hymenoptera; Formicidae). Rev. etol. [online]. 2006, vol.8, n.2, pp. 51-61. ISSN 1517-2805.

Operárias de Formica rufa utilizam estimulação química e visual para se orientar espacialmente. Objetivou-se verificar a contribuição dessas modalidades sensoriais em situações experimentais nas quais um tipo de estimulação pertinente era retirado ou modifi cado. Na primeira experiência, que serviu de comparação para as próximas, as formigas foram liberadas em um ambiente inalterado com relação à situação familiar. Na segunda experiência, uma cortina foi colocada entre o dispositivo experimental e a estimulação visual da sala. Na terceira, todo o dispositivo sofreu rotação de 180°. Cada situação dessas foi seguida por uma semelhante em todos os parâmetros, exceto pelo da pista química que foi interrompida em determinado ponto. Concluiu-se que as operárias puderam se orientar corretamente utilizando apenas uma das modalidades; que não utilizaram informações visuais situadas no teto e que aprenderam a se deslocar seguindo orientação contextualizada: em direção ao alimento ou em direção ao ninho.

Palavras-chave : Orientação espacial; Modalidades sensoriais; Formica rufa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License