SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Interações entre as modalidades visual e olfativa na orientação espacial de operárias da espécie formica rufa (Hymenoptera; Formicidae)Behavioral categories of hyacinth macaws (Anodorhynchus hyacinthinus) during the reproductive period, at South Pantanal, Brazil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805versão On-line ISSN 2175-3636

Resumo

CAMPOS, Carlos Eduardo Costa et al. Simbiose de limpeza de Thalassoma Noronhanum (Boulenger, 1890) (Labridae) na reserva biológica do Atol das Rocas, Rio Grande do Norte, Brasil. Rev. etol. [online]. 2006, vol.8, n.2, pp. 63-70. ISSN 1517-2805.

Peixes limpadores removem ectoparasitos, tecido doente, muco e escamas provenientes do corpo de outras espécies de peixes, sendo, portanto de fundamental importância para a manutenção do equilíbrio e da saúde dos peixes do ecossistema recifal. Estas interações de limpeza são conhecidas para cerca de 100 espécies de peixes, distribuídas em 19 famílias. O bodião de Noronha, Thalassoma noronhanum (Boulenger, 1890) é um labrídeo associado aos recifes de coral e endêmico da Província brasileira, sendo considerado planctófago, zoobentófago e limpador de diversas espécies de peixes recifais. Foram registradas atividades de limpeza em 9 clientes na Reserva Biológica do Atol das Rocas. A atividade de limpeza ocorreu diariamente, entre as 06:13 e 18:15h, em locais determinados e conspícuos denominados estações de limpeza, tendo sido mais freqüentes durantes as marés baixas. Nas estações, a maioria dos clientes observados nos eventos de limpeza eram herbívoros (66,7%), seguidos pelos carnívoros (22,3%) e planctófagos (11,0%).

Palavras-chave : Simbiose de limpeza; Estações de limpeza; Atol das Rocas; Labridae.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License