SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Behavioral categories of hyacinth macaws (Anodorhynchus hyacinthinus) during the reproductive period, at South Pantanal, BrazilImobilidade tônica e imobilidade do nado forçado em cobaias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805versão On-line ISSN 2175-3636

Resumo

ALMEIDA, Marcos Vinícius de; PAULA, Hugo Medeiros Garrido de  e  TAVORA, Renata Souza. Efeitos do observador sobre o comportamento de Sagüis (Callithrix jacchus) não habituados de vida livre. Rev. etol. [online]. 2006, vol.8, n.2, pp. 81-87. ISSN 1517-2805.

Para avaliar o impacto da presença de um observador humano sob o comportamento de sagüis silvestres (Callithrix jacchus), o comportamento de um grupo desses animais foi observado em sessões conduzidas, aleatoriamente por observadores visíveis e dentro de uma barraca camuflada. Verificou-se que as reações defensivas típicas, como chamadas de alarme e olhares fixos aos observadores, foram reduzidas no caso das observações feitas dentro da barraca, não havendo diferenças significativas em parâmetros como contato social, forrageamento, distância mínima do observador e a duração do tempo das sessões de observações. As condições de observação podem exercer modificações no comportamento de animais em estudos naturalísticos e deveriam ser levadas em conta.

Palavras-chave : Defensive behavior; Observer effect; Blind; Observational methods; Callithrix jacchus; Comportamento defensivo; Efeito do observador; Barraca de observação; Callithrix jacchus.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License