SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Observer effects on the behavior of non-habituated wild living marmosets (Callithrix jacchus)Ethogram of black-and-gold howler monkeys Alouatta caraya (Humboldt, 1812) (Primates, Atelidae) from a group in a fragmented habitat author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Etologia

Print version ISSN 1517-2805On-line version ISSN 2175-3636

Abstract

MICHELAN, Clotilde Maria; MICHELAN, Lílian Daltro; PAULA, Hugo M. G. de  and  KATSUMASA, Hoshino. Imobilidade tônica e imobilidade do nado forçado em cobaias. Rev. etol. [online]. 2006, vol.8, n.2, pp. 89-95. ISSN 1517-2805.

Sabe-se pouco a respeito da origem evolutiva e dos mecanismos fisiológicos subjacentes às inúmeras respostas comportamentais caracterizadas pela imobilidade corporal. O presente estudo determinou se a imobilidade tônica (IT), que constitui a última defesa antipredatória de muitos animais, tem relação com a imobilidade observada na situação de nado forçado (INF) que é, por sua vez, considerada uma manifestação equivalente ao da depressão psiquiátrica. Os dados mostraram que o nado forçado prévio não afeta o tempo de IT e que, tampouco, o INF é afetado pela submissão prévia às condições indutoras de IT, tanto em machos e fêmeas de cobaias (Cavia porcellus). Conclui-se que estas imobilidades têm funções adaptativas diferentes, com origens e mecanismos neurais distintos e que a falta de ação do nado prévio sobre a IT questiona o uso de uma só sessão para induzir manifestações similares à depressão.

Keywords : Imobilidade tônica; Nado forçado; Respostas de imobilidade; Cobaias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License