SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Catalepsia induzida pelo lactato e atividade muscular forçada em ratos privados de sono author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Etologia

Print version ISSN 1517-2805

Abstract

ZAMBONATO, Bianca P.; DAEMON, Erik  and  PREZOTO, Fábio. An alternative technique for individual marking of orb-web spiders. Rev. etol. [online]. 2010, vol.9, n.1, pp. 3-5. ISSN 1517-2805.

Uma técnica alternativa para a marcação individual de aranhas orbitelas. Propõe-se uma técnica de marcação individual de aranhas orbitelas visando facilitar a identificação dos indivíduos em suas teias. Para verificar a eficiência do método, 17 fêmeas e 30 machos de Nephila clavipes (Linnaeus, 1767) foram marcados na parte dorsal do abdômen utilizando-se esmalte, aplicado por meio de seringa descartável. Obteve-se sucesso na marcação dos 47 indivíduos, não sendo observada morte, dispersão ou comportamentos agonísticos após o uso do método. Esta marcação não dissolveu em contato com a água, resistiu ao aumento do opistossoma e foi perdida somente na ecdise. Esse método também foi eficiente para os machos que, por serem menores que as fêmeas, exigem uma metodologia mais cuidadosa.

Keywords : Marcação; Araneae; Nephila clavipes.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License