SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1An alternative technique for individual marking of orb-web spidersO comportamento do boto-cinza Sotalia guianensis (van Bénéden, 1864) (Cetacea; Delphinidae) através do olhar dos pescadores artesanais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805

Resumo

SILVA, Camila Lopes da; SANTOS, Maria Carolina Begliomini  e  HOSHINO, Katsumasa. Catalepsia induzida pelo lactato e atividade muscular forçada em ratos privados de sono. Rev. etol. [online]. 2010, vol.9, n.1, pp. 7-15. ISSN 1517-2805.

O estudo comparativo das homologias comportamentais é útil para a compreensão de diferentes aspectos dos transtornos psiquiátricos. Nesta perspectiva, o presente estudo avaliou os efeitos da privação de sono REM sobre a catalepsia. Ratos privados de sono REM por 4 dias foram submetidos à administração i.p. de lactato 10mM/Kg e exercício muscular forçado, sendo, então a catalepsia avaliada. O grupo de animais privados de sono mostrou menor incidência (50%) de animais com catalepsia e média do tempo total de catalepsia menor (11,92 ± 4,12 minutos) em relação aos controles (91,7% e 26,67 ± 5,86 min respectivamente), com significâncias estatísticas no limite (p=0,05). Conclui-se que, em uma situação de perigo prolongado, a catalepsia é disparada em uma segunda instância, após o esgotamento do repertório de enfrentamentos normais da vigília, e que o sono só é compensado após o término da situação de risco.

Palavras-chave : Catalepsia; Comportamento de defesa; Sono; Ratos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License