SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Catalepsia induzida pelo lactato e atividade muscular forçada em ratos privados de sonoComportamiento maternal de Arctocephalus Australis, en Isla de Lobos - Uruguay author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Etologia

Print version ISSN 1517-2805

Abstract

ZAPPES, Camilah Antunes; MONTEIRO-FILHO, Emygdio Leite Araújo; OLIVEIRA, Fernando  and  ANDRIOLO, Artur. O comportamento do boto-cinza Sotalia guianensis (van Bénéden, 1864) (Cetacea; Delphinidae) através do olhar dos pescadores artesanais. Rev. etol. [online]. 2010, vol.9, n.1, pp. 17-28. ISSN 1517-2805.

Com este estudo procurou-se obter informações sobre o comportamento, dieta e área de ocorrência do boto-cinza (Sotalia guianensis) presente na costa dos Estados da Bahia, do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, de acordo com as informações relatadas por pescadores locais. Foram feitas 100 entrevistas etnográficas com os pescadores residentes nos quatro Estados. Os resultados indicam que os pescadores artesanais (n=77) têm boa percepção a respeito do comportamento, hábitat e dieta do boto e que também diferenciam os indivíduos juvenis dos adultos. Os resultados fornecem informações etnobiológicas que podem auxiliar na elaboração de propostas voltadas para a conservação da espécie com a participação das populações tradicionais.

Keywords : Conhecimento popular; Etnobiologia; Pesca artesanal; Golfinho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License