SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Bem-estar de animais de produção: das necessidades animais às possibilidades humanasRepertório Comportamental de tamanduás-bandeiras (Myrmecophaga tridactyla, Linnaeus 1758) em vida livre no Parque Nacional da Serra da Canastra, MG e em cativeiro no Zoológico de Curitiba, PR, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805

Resumo

FURTADO SILVA, Eliane  e  COSTA CAMPOS, Carlos Eduardo. Comportamento reprodutivo de Cacicus cela Linnaeus, 1758 (Passeriformes: Icteridae) na Área de Proteção Ambiental do rio Curiaú, Amapá, Brasil. Rev. etol. [online]. 2010, vol.9, n.2, pp.11-20. ISSN 1517-2805.

O japim, Cacicus cela é uma espécie de Passeriformes que se reproduz em colônias e habita floresta úmida, floresta secundária incluindo floresta decídua e mata de galeria. O objetivo deste trabalho foi descrever aspectos da reprodução dessa espécie na Área de Proteção Ambiental do rio Curiaú, Macapá, Brasil. Oito colônias foram monitoradas em áreas antropizadas e em mata de galeria durante a estação reprodutiva. O tempo médio de construção dos ninhos foi de 19,8 ± 8,3 dias. A altura dos ninhos em relação ao solo variou de 4,0 a 8,0 metros em diferentes colônias. Considerando todos os ninhos, inclusive os que foram perdidos ou abandonados antes da fêmea fazer a postura, as colônias variaram de 11 a 115 ninhos, com média de 52,7 ± 38,7 ninhos. A estação reprodutiva teve início no mês de outubro. A razão sexual encontrada nos dados de captura foi de (1 macho: 2,7 fêmeas). Somente fêmeas foram vistas incubando os ovos e alimentando os ninhegos. Os cantos mais imitados pelos indivíduos de C. cela foram de aves das famílias Psittacidae, Falconidae, Ramphastidae e Cuculidae.

Palavras-chave : Cacicus cela; Icterinae; Biologia reprodutiva; Área de Proteção Ambiental do rio Curiaú.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )