SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Bem-estar de animais de produção: das necessidades animais às possibilidades humanasRepertório Comportamental de tamanduás-bandeiras (Myrmecophaga tridactyla, Linnaeus 1758) em vida livre no Parque Nacional da Serra da Canastra, MG e em cativeiro no Zoológico de Curitiba, PR, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805

Resumo

FURTADO SILVA, Eliane  e  COSTA CAMPOS, Carlos Eduardo. Comportamento reprodutivo de Cacicus cela Linnaeus, 1758 (Passeriformes: Icteridae) na Área de Proteção Ambiental do rio Curiaú, Amapá, Brasil. Rev. etol. [online]. 2010, vol.9, n.2, pp. 11-20. ISSN 1517-2805.

O japim, Cacicus cela é uma espécie de Passeriformes que se reproduz em colônias e habita floresta úmida, floresta secundária incluindo floresta decídua e mata de galeria. O objetivo deste trabalho foi descrever aspectos da reprodução dessa espécie na Área de Proteção Ambiental do rio Curiaú, Macapá, Brasil. Oito colônias foram monitoradas em áreas antropizadas e em mata de galeria durante a estação reprodutiva. O tempo médio de construção dos ninhos foi de 19,8 ± 8,3 dias. A altura dos ninhos em relação ao solo variou de 4,0 a 8,0 metros em diferentes colônias. Considerando todos os ninhos, inclusive os que foram perdidos ou abandonados antes da fêmea fazer a postura, as colônias variaram de 11 a 115 ninhos, com média de 52,7 ± 38,7 ninhos. A estação reprodutiva teve início no mês de outubro. A razão sexual encontrada nos dados de captura foi de (1 macho: 2,7 fêmeas). Somente fêmeas foram vistas incubando os ovos e alimentando os ninhegos. Os cantos mais imitados pelos indivíduos de C. cela foram de aves das famílias Psittacidae, Falconidae, Ramphastidae e Cuculidae.

Palavras-chave : Cacicus cela; Icterinae; Biologia reprodutiva; Área de Proteção Ambiental do rio Curiaú.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )