SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Comportamento reprodutivo de Cacicus cela Linnaeus, 1758 (Passeriformes: Icteridae) na Área de Proteção Ambiental do rio Curiaú, Amapá, BrasilMigração de baleias-jubarte: o que falta conhecer? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805

Resumo

BERTASSONI, Alessandra  e  MILLEO COSTA, Leny C.. Repertório Comportamental de tamanduás-bandeiras (Myrmecophaga tridactyla, Linnaeus 1758) em vida livre no Parque Nacional da Serra da Canastra, MG e em cativeiro no Zoológico de Curitiba, PR, Brasil. Rev. etol. [online]. 2010, vol.9, n.2, pp. 21-30. ISSN 1517-2805.

O repertório comportamental do tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), mamífero da Ordem Pilosa, foi estudado no Parque Nacional da Serra da Canastra, MG e no Zoológico de Curitiba, PR. Foram determinadas as categorias comportamentais de manutenção, deslocamento, alerta, inter e intraespecífica, totalizando 24 padrões motores na natureza e 27 no cativeiro. A compreensão e a análise do comportamento da espécie são relevantes, uma vez que são poucas as descrições das categorias comportamentais tanto em campo quanto em cativeiro. Ainda, estudos etológicos auxiliam no manejo da vida silvestre e no bem-estar das populações cativas. O comportamento mais frequente, tanto para os animais silvestres como para os cativos, foi o de forrageamento. Os tamanduás-bandeiras cativos demonstraram plasticidade comportamental através de padrões motores intraespecíficos, denotando adaptação para uma espécie considerada como solitária no ambiente natural.

Palavras-chave : Tamanduá-bandeira; Comportamento; Cativeiro; Parque Nacional da Serra da Canastra; Forrageamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )